A pandemia do Coronavírus tem causado uma das principais crises econômicas, de saúde pública e sanitária dos últimos anos. Nesse cenário, muitos negócios encontram dificuldades para sobreviverem no mercado.

.

Ao passo que estamos vivendo uma das principais crises econômicas, também temos visto movimentos de cooperação entre organizações, instituições e até mesmo entre a sociedade civil, com vistas a mitigar o impacto financeiro da sociedade como um todo. Nesse sentido, é muito importante que as empresas se auxiliem para que possam sobreviver neste momento, e o cooperativismo é uma ótima estratégia nesse aspecto

Pensando na importância desse tema, neste artigo destacamos como os pequenos negócios podem cooperar entre si e encontrar alternativas viáveis para atravessar a crise atual. Continue com a gente.

Planejamento adequado

Antes de pensar no aspecto da cooperação, as empresas precisam se planejar para enfrentar o atual momento. Primeiramente, os pequenos negócios precisam montar uma gestão de estratégia de crise com a definição de metas e ações claras. Além disso, é necessário definir quais serão os indicadores para acompanhar os resultados.

Vale destacar também que os pequenos empreendimentos precisam ajustar a produção, pois há uma forte tendência de diminuição da demanda. Dessa maneira, é necessário reduzir a produção para evitar sobras de materiais (produtos ou mercadorias, por exemplo) e, assim, diminuir os prejuízos financeiros.

Neste momento também é muito importante fazer economias e otimização de recursos. Procure investir mais naquilo que é essencial e estratégico para o seu empreendimento.

Esse período pode parecer um pouco complicado, mas todas as crises têm um fim. As economias podem parecer difíceis de serem feitas, porém sem isso ficará complicado sobreviver neste período de queda da atividade econômica.

Economia solidária

No contexto atual do mercado de trabalho, que é marcado pela alta concorrência e competitividade, a economia solidária é uma das alternativas para os gestores empreenderem, gerarem renda e aumentar a empregabilidade de uma região.

Nos últimos meses, essa prática tem sofrido um baque e isso ocorreu justamente por causa da queda da demanda ocasionada pela pandemia do Coronavírus. Apesar disso, trata-se de uma ação importante, pois ajuda no desenvolvimento de novos negócios e também fortalece a camada mais pobre da população.

Outro aspecto importante desse princípio é agir pensando no bem-estar das pessoas que fazem parte do processo produtivo e também do consumo de um determinado produto ou serviço. Entre os principais pilares da economia solidária estão:

Estabelecimento de parcerias

Outra ideia muito útil aos pequenos negócios é o estabelecimento de parcerias. Essa prática ajudará a sua empresa a explorar novos mercados e a ampliar relacionamentos.

Agora, você deve estar se perguntando: com qual companhia devo começar a fazer uma parceria? Não há uma regra exata para essa pergunta, pois depende das características de cada empresa. Apesar de não ter uma regra ideal, procure iniciar parcerias com empresas de ramos complementares.

Uma empresa de marketing digital, por exemplo, pode estabelecer parcerias com uma do ramo tecnológico. A primeira ficaria por conta do desenvolvimento de estratégias dos clientes e a segunda ficaria por conta de oferecer o suporte no desenvolvimento e manutenção das ferramentas para que essa estratégia se desenvolva.

Linhas de crédito

As linhas de crédito também são uma ótima ideia para os pequenos negócios se manterem e pensarem em soluções para superar a crise. Isso porque, essa prática ajudará a otimizar o capital de giro e esse recurso pode ser utilizado para diversas finalidades. Entre elas regularizar os pagamentos pendentes, fazer os investimentos necessários na expansão do empreendimento, investir em campanhas de marketing, entre outros.

Investimento em venda online e delivery

Nesse momento de isolamento social, o investimento em venda online e delivery é fundamental para manter as atividades e as vendas na empresa. Como as pessoas têm restrições para ir na sua loja física, investir em soluções online ou em entregas em domicílio é uma excelente ideia para o seu empreendimento.

Estamos em uma grave crise econômica e a cooperação é muito importante para os pequenos negócios. Trata-se de uma das maneiras mais efetivas de assegurar a sobrevivência. As outras ações mencionadas também são relevantes e devem ser vistas com a atenção necessária, pois, somadas, auxiliarão na construção de uma saída para a crise.

Gostou deste post com dicas sobre como os pequenos negócios podem se ajudar na situação atual e na construção de saídas para superar a crise? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse assunto.